quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Que venha 2014!

Está chegando... Que venha com muitos projetos e realizações, com fé em Deus!
Desejo a todos amigos e parceiros, um Feliz 2014!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Etapas do Projeto Arquitetônico

Assim como toda área, a Arquitetura tem sua linguagem propria, que aqui apelidei de Arquiteturês:

A fim de explicar como o arquiteto trabalha, estou colocando abaixo as Etapas do Projeto Arquitetônico:

1. Levantamento de dados: O cliente demonstra seus objetivos e necessidades. As características do terreno são estudadas (dimensões, solo, escritura, ventos etc). 

2. Estudo preliminar: Através das informações obtidas no "Levantamento de dados", o arquiteto já tem condições para fazer um esboço inicial do projeto. Deve ser acompanhado de perto pelo cliente, já que trata-se do início da elaboração da planta; antes de continuar o projeto, o arquiteto nesta fase deve receber a aprovação do cliente. 

3. Anteprojeto: Nesta etapa, as dimensões e características da obra serão definidas. Será desenvolvido o projeto com a elaboração da planta baixa de cada pavimento, além de cortes e fachadas, contendo informações de cada ambiente, pilares, cálculo das áreas e etc. A volumetria, estrutura, planta de cobertura e instalações gerais serão definidas. O cliente deve aprovar o anteprojeto, para que o arquiteto passe para a próxima etapa.

4. Projeto básico ou legal: Nesta etapa, a configuração do projeto deve estar de acordo com as normas indicadas pelos órgãos competentes, com o objetivo de ser aprovado pela prefeitura municipal. É esse documento que entrega-se à prefeitura (no caso de Salvador, a SUCOM) junto com a RRT (registro de responsabilidade técnica - CAU)  e demais documentação exigida.

5. Projeto executivo: Muito mais técnico, consiste no desenvolvimento detalhado do anteprojeto. Integra o projeto aos projetos complementares (elétrico, hidráulico, estrutural, telefônico etc), dando plenas condições à execução da obra, conforme o detalhamento do projeto.

E daí, mãos à obra e segue para as visitas do arquiteto, que já é outro assunto...

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Casa do Rio Vermelho

Esse projeto é o típico dos brasileiros, uma casa sobre outra existente. Aqui encontramos a cobertura já realizada no 1º andar, com pilares assimétricos e telhado cerâmico. Os proprietários queriam uma nova casa sem interferir na casa do térreo, mas com todo o conforto. E com todo cuidado para não sobrecarregar a estrutura existente com a nova configuração do 1º andar.


O programa pedia uma sala grande com acesso à varanda, cozinha tipo americana com fogão cooktop e mesa de apoio, quarto, banheiro social e suíte do casal, dependência e área de serviço. Com a laje existente, o desafio foi conciliar os desejos e as possibilidades, mas no final o projeto agradou bastante.




Salão de Beleza

Esse projeto foi um dos primeiros que fiz para uma amiga, eles precisavam de um salão de beleza e no restante do terreno iria ser construída a casa dela. Ela precisava de um salão com duas cadeiras, um lavatório, dois espaços para manicure e uma sala de depilação, além de um balcão de recepção com espaço para cosméticos e produtos para venda.

O projeto foi realizado e ela acabou "tocando a obra" por conta própria. Trocou o lavatório com o balcão de recepção. No final o salão acabou ficando um pouco diferente mas seguiu as diretrizes do projeto original. O resultado final foi bom e a cliente colocou seu estilo na decoração, visto que só solicitou um projeto básico.


Reforma da Portaria -2

SOBRE O PROJETO:

A proposta é renovar os ambientes existentes, dando aos moradores um espaço seguro, limpo, acessível e agradável de circular e estar.
E também, dar melhores condições de trabalho aos funcionários, que aqui ficam durante o seu turno de trabalho, de 8 horas ou 12 horas.




A PROPOSTA:

1º Dar segurança a todos, fechando a entrada com um portão para acesso das pessoas (0,80x2,20m), e uma porta de enrolar (tipo de loja/garagem) ambos com uma tela vazada (imagem 1) que permita ver as pessoas fora e dentro, permitindo ao morador ver o porteiro e vice-versa. Podemos instalar sistema de câmera de segurança, mas para nossa própria segurança o portão de acesso precisará ficar fechado e ser aberto pelo porteiro, por interfone ou fechadura elétrica. A porta de enrolar servirá para acesso de móveis e outros volumes maiores.

   

2º Restaurar a escada de acesso, com novos revestimentos e corrimão, retirar os azulejos e aplicar uma textura de boa qualidade.
3º Remodelar a portaria, com revestimentos modernos (piso, parede e teto), além de um novo balcão de recepção e cadeiras para espera. Trocar os azulejos por uma textura, colocar pisos que durem apesar da grande circulação de pessoas, trocar o forro por gesso liso e novas luminárias.
4º Reconstruir o banheiro dos funcionários, permitindo um ambiente saudável e limpo, com 2 WC, 1 lavatório e 1 box para banho.

Reforma da Portaria -1

Esse projeto é, antes de tudo, um desafio, de gerenciar um espaço com muitas pessoas em trânsito num edifício com 218 apartamentos,  dar mais segurança é uma preocupação de todos e melhorar o ambiente que há muito tempo não vê uma reforma. Renovar os materiais, iluminar os espaços, melhorar a acessibilidade são outros desafios propostos. Além da necessidade de um banheiro para os funcionários, pois o existente não tem a mínima condição de uso e higiene.  Nas próximas postagens mostro o projeto, por enquanto fiquemos com a situação existente.