terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Aventura em Jauá...

Um cadastro ou levantamento plane-altimétrico (plane - do plano - largura e espessura; altimétrico- das alturas), explicando em outras palavras é o trabalho que compreende levantar as medidas e fotos do local a fim de confeccionar as plantas arquitetônicas e outros documentos que representem a edificação existente.
A planta existente serve para iniciar uma reforma, para fazer um projeto de decoração, ou ter um documento com as medidas da casa a fim de regularizar a situação na prefeitura. É necessário quando os proprietários não tem o projeto original ou nem ao menos existiu um projeto.
Esse caso foi uma aventura por a casa se localizar em Jauá - Camaçari, à 40km +/- de Salvador,  segue abaixo a foto da fachada.

Saímos bem cedo, dentro do possível, umas 9horas de ônibus pela Estrada do Coco, num sábado tão ensolarado só poderia dá em ...engarrafamento antes do pedágio! Ufa! Chegamos lá em Jauá pelas 11horas, e ficamos aguardando os amigos virem nos encontrar pois não conhecíamos o local. Depois de almoçar, começamos o trabalho e realmente a casa era um brinco e a paisagem praiana valeu a pena a viajem.

Depois conto o resultado dessa aventura...

Filosofia de trabalho

Olá amigos,

Gostaria de falar sobre os princípios que norteiam o meu trabalho como arquiteta, quero aqui colocar minha opinião e o que eu acredito ser a melhor forma de lidar com os clientes. Na maioria os meus clientes são meus amigos, ou serão, ou foram indicados por um amigo, é preciso então uma relação de confiança entre o arquiteto e o cliente.
Acredito que o respeito é a palavra-chave:
1-Respeitar a opinião do cliente, seus gostos e preferências, suas escolhas, seu modo de lidar com a vida e com o seu espaço, pois é ele que vai morar ou utilizar o espaço daquele projeto.
2- Respeitar o cliente na forma de negociar o preço, prazo e demais assuntos que interfiram no projeto final.
3- Orientar o cliente quanto a ideias e escolhas perigosas para seu projeto e suas finanças. Ser Honesto.
4- Tratar as pessoas como gostaria de ser tratada: não omitir informações que sejam importantes para execução do projeto, sempre procurar cumprir os prazos, e caso não seja possível, avisar com antecedência.
5- Não receber comissão de lojas e fornecedores, indicar ao cliente que pesquise a qualidade dos produtos, orientá-los a partir da minha experiência pessoal e profissional.
6- Respeitar os colegas de trabalho e o trabalho por eles executado, mas sem deixar de emitir uma opinião técnica sobre o objeto arquitetônico e/ou urbanístico.

Acho que são as ideias principais, no mais estou disponível.
Abraços.