Sesc São Caetano - Complexo Esportivo na Periferia
Érica Lima Bastos- Salvador- Bahia
Trabalho Final de Graduação - 2008- UFBA
INTRODUÇÃO -> ESPORTE E LAZER NA PERIFERIAO esporte na periferia tem papel essencial no lazer da população, fazendo até parte da cultura local, o futebol nos campos de várzea disseminados em vários pontos da cidade, onde são disputados os “bábas”, que garantem a diversão de boa parte da população masculina que disputa as partidas de todas as maneiras possíveis. Uniformizados, sem camisas, calçados com chuteiras de última geração ou de pé no chão, os jogadores perdem a preocupação com a vestimenta quando a bola rola no gramado ou no chão batido.
As crianças disputam a quadra escolar, aguardam ansiosas pelo momento de jogar mais uma partida, o esporte empolga. As famílias procuram colocar as crianças em atividades extras, para preencher o tempo livre, onde elas podem ficar longe de perigos e confusões.
JUSTIFICATIVA -> PERCEPÇÃO
A escolha veio da percepção da gritante diferença entre os lugares que circulo no meu trajeto entre a faculdade e minha casa: Federação, Campo Grande, Centro, Piedade, Nazaré, Barbalho, Liberdade, Largo do Tanque, São Caetano, Campinas de Pirajá, Marechal Rondon. Muitas vezes lugares desconhecidos por meus colegas de faculdade. A periferia do lixo na rua, do esgoto não-tratado, do engarrafamento nosso de cada dia, do barulho, de um outro modo de vida mais informal.
A partir da sensação de sentir-se parte dessa periferia que cresce ocupando áreas, exigindo um tratamento mais próximo do reservado ao centro da cidade, surge à vontade de projetar onde percebo que é muito necessário.
Esse trabalho tem como enfoque o bairro, como espaço de cidadania, mas não tem a pretensão de solucionar todas as questões do bairro. A idéia é dar visibilidade ao lugar, propor melhorias, permitir um outro modo de ver a periferia, integrar os moradores, a partir da participação deles no processo do trabalho. Potencializar as suas qualidades como centro atrativo (comércio e serviços, educação, abastecimento, etc.) como já atua conectado aos bairros vizinhos.
LOCALIZAÇÃO
O bairro do São Caetano está localizado na periferia de Salvador, na Região Administrativa III (RA III), tendo como referência ao norte o Lobato, ao sul Fazenda Grande e Liberdade, a leste a BR-324 e a oeste Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana) e Alagados. De topografia acentuada, as vias principais são localizadas na cumeada, e a ocupação se dá por toda extensão, até nas encostas mais íngremes. Denso, pertence a 2ª mais populosa região administrativa da cidade, com 212.235 habitantes em 2000, segundo dados do IBGE.
O SESC São Caetano ocupa a área próxima ao final de linha do São Caetano, nesse terreno encontramos, uma escola pública (Cônsul Schindler), um campo de futebol murado (particular), uma congregação de mórmons, uma igreja evangélica, um mercado com área de estacionamento e descarga (antigo Ginásio Cônsul S. S Schindler) e um terreno vazio ladeado por alguns botecos.
A proposta do projeto é manter a escola e viabilizar o acesso ao campo, considerando que a escola não tem área para prática de esporte. A retirada do mercado e das igrejas não provocaria muito desconforto à comunidade, sendo que encontramos outros mercado e igrejas bem próximas ao local, a demanda seria absorvida pelos estabelecimentos vizinhos.
A proposta do SESC São Caetano é um complexo voltado ao esporte e ao lazer, com aulas de esporte e momentos de lazer livre, integrado com atividades artísticas, como oficinas, jogos e leitura. As oficinas são oportunidades para a comunidade conhecer novas técnicas, que podem gerar profissões ou negócios.
Térreo
1º Pavimento
https://pt.scribd.com/doc/24908097/Centro-esportivo-na-periferia-de-Salvador-SESC-Sao-Caetano-Erica-Bastos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir